segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

A linha, o risco movimentando a bela construção geométrica




Toda criação plástica de Ivonete Moniz Pacheco é jogo de construção que encanta e seduz. Não faz muito tempo que ela descobriu os caminhos para seu encontro com os momentos felizes promovidos pela ação de criar. Começou a trabalhar com arte há pouco mais de três anos.
Em dezembro de 2006 participou de uma exposição com mais três artistas na Academia de Letras da Bahia. As obras foram construídas motivadas por um texto do escritor Luigi Pirandello. O trabalho dela que sempre é geométrico, surge com uma sensação de cor que instiga nossa emoção. Na mostra com os textos de Pirandello, entretanto, mostrando versatilidade,foi obrigada a mudar seu processo de criação. Ela teve que, num exercício visando disciplinar o seu lado emotivo, conseguir que as luzes vibrantes dos vermelhos e dos amarelos fossem envolvidas por sombras negras e azuis, trazendo dessa forma, o clima do texto sobre o qual ela estava trabalhando.
A linha também é um ponto forte no trabalho dessa artista. Muitas vezes, surgindo por trás das formas geométricas o risco vai ziguezagueando, e vai criando um ritmo que acaba envolvendo o nosso olhar deixando-o gratificado por uma boa gestalt.



Salvador, 15 de abril de 2007.

Edson Calmon



Título da exposição : A linha e a construção geométrica.

Nenhum comentário: